Um dos meus passatempos favoritos é assistir filmes. Inclusive, decidi que iria ver todos filmes nominados para o Oscar 2016 – e consegui ver boa parte deles antes da cerimônia. Em outubro de 2015, quando me mudei para Watford para trabalhar como social mídia na igreja, conversei com a pastora líder do Life Groups e compartilhei que eu gostaria de liderar um grupo. Foi assim que começamos o Movie Club na igreja, com a ideia de

“O que podemos aprender ao assistir um filme – não cristão?”

Basicamente, nós nos reunimos duas vezes por mês a noite, assistimos um filme, apresentamos curiosidades sobre ele, temos um bate papo com algumas perguntas ou dinâmicas baseadas no enredo e por fim, fazemos uma aplicação espiritual dentro do filme.

Nós assistimos filmes o tempo todo, muito mais por entretenimento do que por aprendizado. Há algumas questões sobre qual tipo de filme como cristãos deveríamos assistir, se devemos ir ao cinema… mas o fato é que nós amamos filmes. Então, que tal começarmos a ver com uma outra perspectiva e aprendermos com eles 😉

“Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5:21

O primeiro filme que assistimos foi “Procurando Nemo”. Segue algumas reflexões que fiz sobre a obra da Pixar em parceria com a Disney, que levou o Oscar de melhor animação em 2004.

procurando-nemo-aplicando-filme-biblia

O pai de Nemo é extremamente protetor, o que acaba influenciando na vida do filho também.

1. Como lhe dar com os nossos medos?

Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
Salmos 34:4

O primeiro dia na escola parece algo assustador! Mas depois acaba por ser uma experiência divertida (ao menos na idade em que podemos só brincar rs). Iniciar uma nova jornada requer coragem, sair da zona de conforto e arriscar é sempre complicado.

2. Como lhe dar com os desafios que a vida nos propõem?

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.
Isaías 41:10

– Ha! Mas eu não tenho medo de nada! Pai, fica olhando que eu vou lá perto e nada vai acontecer comi… socorro!!!
Algumas vezes queremos provar para nós mesmos (ou para outras pessoas) que podemos ir além.

Quão longe estamos dispostos a lutar para alcançar nossos objetivos? (Continue a nadar)

Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.
Salmos 55:22

Mesmo quando eu andar [ou nadar] por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Salmos 23:4

Muitas pessoas dirão que você está louco. Que não vale à pena lutar por isso ou aquilo. Irão te desanimar e colocar você para baixo. Que não adianta nadar contra a maré.
Algumas pessoas irão dizer que Ele já morreu. Que talvez Ele nem exista.
A boa notícia é que não depende só de você ou de sua amiga sem memória para alcançar seus objetivos. Ele prometeu te dar forças e te suster com a dEstra [nadadeira] fiel.

O pai do Nemo, estava à procura do Nemo. E você, está à procura de quem? Está você disposto a continuar a nadar mesmo em meios as dificuldades?

Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
Apocalipse 2:7


Se você gostou desta reflexão, compartilhe com seus amigos e fique à vontade para utilizar o texto. Agradeço se lembrar de mencionar a autoria e até o próximo filme 🙂