Tenho que confessar que cresci assistindo Pokemon e foi um dos poucos desenhos que me cativou quando criança. (apesar de hoje, entender muitos pontos negativos em consumir este tipo de conteúdo). Mas, verdade seja dita, eu estava muito ansioso para o lançamento do jogo desde quando vi o trailer do game em meados de julho/agosto de 2015. Um ano depois, ele finalmente chegou \o/ e literalmente “pegando tudo”. Pokemon Go já é o jogo para celular mais baixado de todos os tempos – e em tempo recorde. São mais de 21 milhões de usuários em poucos dias e lançado em apenas alguns países por enquanto.

Ok. Mas o ponto é, o que o cristão pode aprender com o jogo do Pokemon Go?
Eu encontrei o artigo “3 THINGS ALL CHRISTIANS CAN LEARN FROM POKEMON GO” escrito pelo pastor Jarrid Wilson e com a devida autorização (thanks \o/) traduzi o texto para o português.


“Eu não posso acreditar que estou realmente escrevendo este post, mas perderia uma grande oportunidade se eu não falasse sobre um dos mais recentes fenômeno social do nosso mundo. Você já ouviu falar? Os gênios por trás de Pokemon fizeram novamente, criaram um aplicativo onde pessoas do mundo inteiro podem capturar os monstrinhos usando tecnologia de GPS e mapeamento que tornam o mundo em um universo Pokemon. Seu quarto agora é um gramado encantado e sua igreja, um ginásio Pokemon onde treinadores podem se desafiar.

Eu estaria mentindo se eu dissesse que nunca joguei Pokemon quando garoto, e mentiria também se não dissesse que gastei muito dinheiro comprando cards, figurinhas e outras bugigangas. Mas, digamos que eles não tiveram tanto valor quanto eu gostaria. Pokemon foi a coisa  mais legal que aconteceu na minha escola desde os bichinhos virtuais e parece que a nostalgia de “Temos que pegar ‘todos'” está de volta e atingiu milhões de pessoas ao redor do mundo. Já há mais usuários ativos diários jogando Pokemon Go do que no Twitter. Isso é incrível!

Enquanto todos estão maravilhados com o rápido crescimento deste aplicativo, eu não pude deixar de notar alguns pontos cruciais que todos os cristãos poderiam tirar como benefícios para sua caminhada com Deus. Não, estou falando sério! Vamos lá…

pokemon-pokemon-go-mobile-trends-smartphone-163042

1. Vá para a rua!

Ao longo dos anos eu tenho escrito muito sobre o tema igreja e o que significa ser o corpo de Cristo. Eu acredito que nós como cristãos estamos gastando muito tempo dentro dos templos. Não que eu acredite que isso seja errado ou não-bíblico, eu só acho que nós estamos utilizando tempo demais tentando convencer pessoas para virem para dentro das quatro paredes em vez de sairmos de nossas zonas de conforto e pregar da forma como Jesus fez; fora das paredes.

Pokemon Go tem feito pessoas passarem muito mais tempo fora de suas casa. Por quê? Pois para jogar é preciso sair e andar por aí com o objetivo de achar novos e raros Pokemon. É simples e efetivo. Novamente, eu não acredito que estou escrevendo sobre isso, mas faz todo o sentido se você parar para pensar!

Nós como cristãos devemos aprender a sair do conforto de nossas igrejas, deixar nossas preferências em casa e começar a alcançar todas as nações, levantando-se das cadeiras e passando mais tempo nas cidades e espaços comunitários. Ser cristão é isso! Faça parte da ‘Grande comissão’ indo de pessoa em pessoa, não esperando que elas venham até você. Sei que muitos já fazem isso de uma forma ou outra, mas eu acredito que podemos fazer mais. Sempre há como melhorar.

2. Comunidade

Se você procurar pela hashtag #PokemonGo nas redes sociais, você verá que muitas pessoas no mundo inteiro estão conversando sobre o jogo. Eles estão criando comunidades, discutindo estratégias e formando novas amizades em um nível pessoal que jamais teriam feito antes. Por mais louco que possa parecer, este jogo levou muitas pessoas pra fora de suas bolhas, encorajando-as a conhecerem novos jogadores ao seu redor.

Pare para pensar: É extraordinário o que um jogo pode fazer! Tantas vezes nós culpamos a tecnologia por tornar as pessoas menos sociáveis, mas este aplicativo faz justamente o oposto.

Quando falamos sobre a vida cristã, nós devemos entender que a união com outros crentes é fundamental para o nosso crescimento e maturidade espiritual. Seja para tomar um chá, pequenos grupos, encontros mensais… passar tempo em conjunto é fundamental no processo de sermos como o corpo de Cristo.

pokemon-go-app

 

3. Abraçar novas tecnologias

Por alguma razão, cristãos são conhecidos por estarem sempre atrasados em aceitar novas tecnologias e como utilizar novos métodos para evangelismo. Eu acredito que a realidade tem mudado nos últimos dez anos e espero, que os líderes religiosos que estão acompanhando o fenômeno de Pokemon Go possam entender ainda mais sobre a importância de utilizar novas tecnologias e que precisamos estar atentos a novas formas de como “pegar” novas pessoas para Cristo.


Eu achei simplesmente incrível como o pastor Jarrid conseguiu aplicar de forma simples, porém verdadeira e relevante estes três pontos. Isso nos mostra também, que podemos treinar o nosso olhar para enxergarmos o evangelho em qualquer lugar e a todo momento. E você, o que acha?